sábado, 24 de abril de 2010

Identidade visual da Marca

Criada para Mini coleção "Maria Bonita"




Painel semâtico

 Inspiração de mini coleção "Maria Bonita"


Identidade visual criada para uma marca de lenços


Você conhece a historia da roupas listradas?

       



  Quem veste uma blusa listrada? E porque não vestiria?

         Parece estranho abordar esse assunto, não é mesmo? Mas, você consegue imaginar como surgiram as listras no vestuário?

         Faça uma retrospectiva comigo... Você com certeza já assistiu algum filme da época medieval e reparou que não era comum ver pessoas com roupas coloridas e nem tampouco listradas. As roupas de coloridas eram privilegio do Clero e da Burguesia.

         Viajando pela historia da indumentária podemos identificar varias curiosidades, assim como a historia a que á por trás das listras.

        São mais de 800 anos de história da humanidade, através das listras e de seus múltiplos significados. Na Idade Média, as listras eram reservadas a pessoas banidas da sociedade, doentes ou então bandidos. As listras eram vistas com desprezo, isolando dos a que a vestiam. Em uma cultura em que o visível tem uma importância primordial, todos sabem ler o sentido dessas barras. Prostitutas e saltimbancos na época medieval usavam roupas listradas reforçando o status marginal da estampa – representações do diabo eram frequentemente ilustradas com listras. Imagem geralmente associada a escravidão e ao preconceito.

        Segundo Gutemberg, “no final do século XVIII em diante,o padrão ganhou um significado positivo e de liberdade - principalmente por causa das bandeiras da França e dos Estados Unidos. É possível que os americanos tenham escolhido um tecido listrado (símbolo da escravidão) como meio de proclamar a adesão ao movimento das liberdades.”

           Acredita se que Gerald Murphy tenha sido o primeiro a usar listras, eleito o homem mais elegante da classe de Yale em 1912, nos salões aristocráticos da Riviera francesa: usando a camiseta tradicional dos marinheiros. Outros famosos como Pablo Picasso e também Coco Chanel ajudaram a difundir e celebrar a listra no vestuário feminino.

 


           Negativas nos uniformes dos campos de concentração nazistas e dos presidiários do cinema e dos quadrinhos, as listras expandiram-se positivamente por outros corpos: de crianças, banhistas, marujos e esportistas, seus mais benignos usuários.

 

           Se você quer aprofundar um pouco mais o assunto você pode procurar o livro, “Uma história das listras e dos tecidos listrados”, em que o autor Michel Pastoureau, descreve o significado das listras nas vestimentas da sociedade ocidental e desvenda significados e relações que a moda tem com a historia.

 

"O Pano do Diabo - Uma história das listras e dos tecidos listrados" - Autor: Michel Pastoureau - Editora: Jorge Zahar.

fontes:
 Gutemberg.O que há por trás das listras. Disponivel em <http://blogdogutemberg.blogspot.com/2008/04/o-que-h-por-trs-das-listras.html> acesso em 24 abril 2010.

Skull,Lady S. Listras: O Pano do Diabo. Disponivel em <http://modadesubculturas.blogspot.com/2009/11/listras-o-pano-do-diabo.html> acesso em 24 abril 2010.